MENU

Mundo

Governo alemão decide eliminar energia nuclear até 2022

Governo alemão decide eliminar energia nuclear até 2022

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

A coalizão da chanceler alemã, Angela Merkel, decidiu no começo da madrugada desta segunda-feira (30) que o país deve desligar seus reatores nucleares até 2022.

Os cristãos-democratas da CDU de Merkel, o partido aliado União Social-Cristã na Baviera (CSU) e o parceiro menor na coalizão, os Democratas Livres (FDP), se reuniram neste domingo (29) depois que uma comissão de ética encerrou suas deliberações nesse final de semana .

Como esperado, eles concordaram com as propostas de fechar dentro de uma década todas as 17 usinas nucleares do país. Em março, após o terremoto seguido de tsunami no Japão, sete reatores alemães foram fechados temporariamente.

Ativistas do Greenpeace penduraram banner no Portão de Brandeburgo (Foto: Tobias Schwarz/Reuters)

  O ministro do Meio Ambiente alemão, Nobert Röttgen, comunicou à imprensa no começo da madrugada de segunda (30) que as três usinas nucleares mais modernas atrasarão eventualmente seu fechamento para 2022 no caso de surgirem problemas com a provisão de energia.

“É definitivo: o final máximo para as últimas três plantas nucleares é 2022", disse o ministro depois do encontro. "Não haverá cláusula para revisão".

Essas unidades devem ser vistas como "reserva de segurança", disse Röttgen, que comentou que o acordo entre as três legendas prevê que no ano de 2018 se decida se o blecaute pode ser realizado em 2021 ou um ano mais tarde.

A decisão dos partidos da coalizão dirigida por Merkel supõe um retorno à decisão tomada no ano de 2000 pela então coalizão de social-democratas e verdes às ordens de Gerhard Schröeder que tinha aprovado por lei o fim da era nuclear em 2021.

Merkel e sua equipe se retratam assim da lei que aprovaram no ano passado para prolongar a vida das usinas nucleares em uma média de 14 anos e que atrasava para 2036 o fechamento da última usina atômica na ativa.

No fim de semana, milhares de alemães foram às ruas pedir o fim da energia nuclear no país. Ativistas do Greenpeace penduraram banner no Portão de Brandeburgo, cartão postal de Berlim, em protesto contra o uso de energia nuclear na Alemanha.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições