MENU

Mundo

Governo britânico lança mapas online com detalhes sobre crimes

Governo britânico lança mapas online com detalhes sobre crimes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

O governo britânico disponibilizou na internet mapas detalhados com informações sobre os crimes cometidos na Inglaterra e no País de Gales, permitindo que os usuários saibam quais violações foram cometidas em suas ruas.

Os cidadãos agora podem procurar informações sobre crimes e delitos ao dar o nome de uma rua ou um código postal.

Por meio dos mapas, os visitantes do site podem descobrir quais crimes foram cometidos no último mês em sua rua ou nas proximidades, além de saber os nomes dos policiais responsáveis pela região.

As informações foram divididas em seis categorias - furto, roubo, crime envolvendo veículos, violência, outros crimes e "comportamento antissocial".

Crimes sexuais estão na categoria "outros crimes", juntamente com assalto e furto em lojas, para prevenir a identificação das vítimas.

Transparência

Posteriormente, o site deverá publicar tendências de crimes de acordo com as regiões, bem como incluir detalhes de processos judiciais.

A ministra do Interior britânica, Theresa May, afirma que os mapas darão fatos reais e farão a polícia ser mais transparente.

Alguns internautas já relataram problemas para acessar o site da polícia. Segundo a ministra, o motivo para isto foi o excesso de tráfego na página.

O governo afirma que o site é uma parte importante de sua "pauta de transparência", disponibilizando dados de maneira aberta para que as comunidades os utilizem para aproximar as pessoas e a polícia.

"Acho que as pessoas vão receber bem o fato de que poderão realmente ver o que está acontecendo com o crime em sua área", diz May.

A oposição trabalhista declarou que a iniciativa do sistema é positiva, mas afirmou que é necessário fortalecer a presença policial nas ruas da Grã-Bretanha.

Críticas

Uma das críticas feitas ao sistema é o fato de o site não dar informações detalhadas de ruas com menos de 12 casas. Estas localidades foram incluídas em áreas geográficas mais amplas, para prevenir a identificação de vítimas.

No entanto, os dados destas ruas "calmas" acabaram se confundindo com os das zonas onde elas estão situadas.

Assim, a rua Surrey, em Portsmouth, aparece no site como tendo 136 crimes em dezembro. No entanto, esta via tem 100 metros de comprimento, tendo apenas um bar, um estacionamento e um bloco de apartamentos.

Segundo os dados referentes a dezembro publicados nos mapas, mais de 6,5 mil incidentes de "comportamento antissocial" foram registrados por dia na Inglaterra e no País de Gales.

A Polícia Metropolitana de Londres teve o maior número de incidentes deste tipo no último mês de 2010 - foram 34.463.

Já as regiões de Preston, Swansea e Essex foram as menos afetadas pelo crime no período, de acordo com os mapas da polícia.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições