MENU

Mundo

Governo da China fecha fábrica de painéis solares após protestos

Governo da China fecha fábrica de painéis solares após protestos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

O governo da China anunciou nesta segunda-feira (19) o fechamento provisório de uma fábrica de painéis solares no leste do país após os protestos de centenas de manifestantes que denunciaram a contaminação do meio ambiente.

Centenas de chineses enfrentaram as forças de segurança entre quinta-feira e sábado, e acusaram a fábrica de contaminar o meio ambiente, além de provocar câncer em várias pessoas.

Os protestos começaram na quinta-feira (15), quando 500 moradores da localidade de Hongxiao se reuniram na cidade de Haining (província de Zhejiang) para exigir explicações sobre a morte de uma grande quantidade de peixes em um rio próximo, informa a agência estatal Xinhua.

Também afirmaram que a poluição industrial provocou pelo menos 31 casos de câncer entre os habitantes, incluindo seis casos de leucemia. Os manifestantes invadiram uma fábrica da empresa Jinko Solar, onde saquearam os escritórios e depredaram veículos, antes da ação da polícia. Os confrontos prosseguiram na sexta-feira e sábado.

Efeitos

Os resíduos industriais da fábrica não cumpriam com as normas em vigor desde abril, segundo Chen Hongming, diretor adjunto do Escritório de Assuntos Ambientais de Haining, citado pela Xinhua.

A Jinko Solar, que é cotada na Bolsa de Nova York (NYSE), afirma em seu site que tem mais de 10.000 funcionários em fábricas nas províncias de Jiangxi e Zhejiang.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições