MENU

Mundo

Governo da Colômbia dá garantias para que as Farc libertem 5 reféns

Governo da Colômbia dá garantias para que as Farc libertem 5 reféns

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

O governo da Colômbia anunciou nesta quinta-feira (9) que vai dar todas as garantias para que a guerrilha das Farc libertem cinco reféns "o mais rápido possível". A ex-senadora Piedad Córdoba foi autorizada a intermediar o processo de libertação.

Em comunicado lido pelo porta-voz do presidente Juan Manuel Santos, o governo pediu que os guerrilheiros libertem todos os prisioneiros que mantêm.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia haviam anunciado na véspera a intenção de soltar unilateralmente os cinco reféns, em um "gesto de boa vontade". Os libertados incluiriam três militares e dois políticos locais.

Em comunicado publicado no site Anncol , a guerrilha disse que a libertação seria um desagravo a Córdoba, ex-negociadora com a guerrilha, que perdeu seu mandato de senadora acusada pela Procuradoria Geral de vínculos escusos com as Farc.   As Farc informaram que os reféns serão libertados 'como um gesto de humanidade e de desculpas à senadora da paz'.

Os prisioneiros são o policial Guillermo Solórzano, o cabo do Exército Salín Sanmiguel, e o marinheiro Henry López Martínez, e os presidentes das câmares municiais de San José del Guaviare, Marcos Vaquero, e de Garzón Huila, Armando Acuña.

"A decisão está tomada, e a data dependerá das garantias que serão dadas pelo governo para que a senadora Córdoba possa receber aqueles que serão libertados", diz o comunicado.

Córdoba foi destituída e perdeu seus direitos políticos por 18 anos acusada de relações e favorecimento às Farc, maior grupo rebelde da Colômbia.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições