MENU

Mundo

Governo dos EUA mantém compromisso de fechar Guantánamo

Governo dos EUA mantém compromisso de fechar Guantánamo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira que mantém o compromisso de fechar a prisão militar na Baía de Guantánamo, apesar da decisão de julgar os acusados de organizar os atentados de 11 de setembro de 2001 no polêmico centro de detenção.

"Seguimos comprometidos com o fechamento de Guantánamo porque é do nosso interesse de segurança nacional", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

O governo de Barack Obama anunciou na segunda-feira que o julgamento contra cinco acusados de organizar os ataques de 11 de setembro de 2001 acontecerá em um tribunal militar na base de Guantánamo na ilha de Cuba.

A decisão representa uma mudança de atitude após intensas críticas no Congresso à proposta de um julgamento civil. No dia anterior, o procurador-geral americano, Eric Holder, afirmou que os cinco homens acusados de organizar os ataques terroristas serão julgados em um tribunal militar especial na base naval dos Estados Unidos em Guantánamo, e não diante de um tribunal de Nova York. Também disse que o julgamento se dará "em um prazo bastante curto".      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições