MENU

Mundo

Governo tailandês impõe toque de recolher para tentar conter confrontos

Governo tailandês impõe toque de recolher para tentar conter confrontos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, decretou toque de recolher na capital do país, Bangcoc, das 20h desta quarta até às 6h de quinta-feira, após grupos ligados aos ''camisas vermelhas'', de oposição ao governo, incendiarem o edifício da Bolsa de Valores de Bangcoc e atacarem o prédio do ''Canal 3'' da televisão estatal. Os ataques aconteceram em represália à operação do Exército para desmontar o acampamento dos manifestantes no centro da capital tailandesa, ação que causou pelo menos quatro mortes.

A ação dos manifestantes indica que os protestos não terminaram na cidade, embora líderes dos camisas vermelhas tenham se entregado nesta quarta, após a ação dos soldados do governo. A liderança chegou a pregar pelo fim dos protestos par evitar novas mortes.

Após o anúncio do toque de recolher, autoridades determinaram que todas as redes de TV noticiassem apenas programas impostos pelo governo no lugar da programação normal.

Os jornais ''The Nation'' e ''Bangcoc Post'', os dois de maior circulação em língua inglesa, esvaziaram suas sedes, perante o risco de se tornarem alvo de ataques por parte dos manifestantes opositores, pois grupos isolados seguem provocando incidentes.

Os camisas vermelhas, a maioria de origem pobre, iniciaram o movimento em meados de março para exigir a renúncia do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva e a convocação de eleições legislativas antecipadas.Eles consideram o governo ilegítimo e apoiam o ex-premiê Thaksin Shinawatra, que deixou o país após um golpe de Estado em 2006.

O ministro da Defesa, Prawit Wongsuwon, indicou que o governo estuda declarar o toque de recolher, que pode entrar em vigor esta noite, mas não informou a hora exata e também não disse se a medida afetaria toda a cidade de Bangcoc, que tem 12 milhões de habitantes em 1.568 km².

No domingo passado, o primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva e o Exército anunciaram que tinha sido decidida a declaração do toque de recolher nas imediações da região do acampamento dos camisas vermelhas, mas horas depois a medida foi rejeitada por ser considerada ''desnecessária''.

O Exercitou informou que concluiu a operação para retirada dos camisas vermelhas do centro de Bangcoc, onde milhares de manifestantes estavam acampados há quase seis semanas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições