MENU

Mundo

Grã-Bretanha proíbe anúncio de perfume por sugerir uso de drogas

Grã-Bretanha proíbe anúncio de perfume por sugerir uso de drogas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

O órgão regulador da publicidade na Grã-Bretanha proibiu a veiculação do anúncio de televisão do perfume Belle D'Opium, de Yves Saint Laurent (YSL), alegando que ele mostra uma mulher simulando o uso de drogas.

No comercial, uma modelo aparece passando a mão no antebraço e deitada no chão, enquanto uma narração diz: 'Eu sou o seu vício. Eu sou Belle D'Opium'.

A Advertising Standards Authority (ASA) recebeu 13 queixas de telespectadores que consideraram que o anúncio simulava o uso de drogas.

Segundo o órgão regulador, não há problema com o nome do produto, que contém a palavra ópio, mas a edição do anúncio em uma série de cenas curtas e rápidas mostrando os gestos da modelo e terminando com ela no chão poderia ser entendida como uma simulação dos efeitos das drogas no corpo.

'Ao mesmo tempo em que reconhecemos que a pesquisa com consumidores descobriu que a maior parte dos telespectadores não considerou o comercial ofensivo, nós acreditamos que as ações da mulher simulam o uso de drogas, e portanto concluímos que seria irresponsável e inaceitável mantê-lo no ar.'

'Círculo da Vida'

A marca YSL disse que não tinha intenção alguma de simular o uso de drogas.

Segundo a empresa, o anúncio mostra claramente o vidro de perfume e a marca YSL, e a personagem Belle aparece como uma mulher saudável e vibrante expressando a sua sexualidade.

Para a YSL, os gestos criticados - a mulher passando os dedos no antebraço - representam 'o círculo da vida, o fluxo de energia no corpo de Belle e o sentido da vida brotando da terra'.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições