MENU

Mundo

Gripe suína afeta bolsas da Ásia

Gripe suína afeta bolsas da Ásia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O surto de gripe suína na América do Norte prejudicou o desempenho das bolsas asiáticas nesta segunda-feira, 27 de abril. Com a perspectiva de redução das viagens, as ações das companhias aéreas tiveram baixas.

Analistas disseram que a reação inicial do mercado foi limitada, mas se mantiveram cautelosos sobre o potencial de queda econômica oriundo da gripe suína, especialmente num momento em que a economia global está começando a mostrar sinais de recuperação.

Ações de companhias como Cathay Pacific Airways, de Hong Kong, e Singapore Airlines se desvalorizaram em meio a preocupações de que a gripe suína possa interferir no setor de aviação. Já empresas do segmento de aves e peixes na Coreia do Sul registraram ganhos diante de expectativas de mudança no consumo de alimentos.

"Isso provavelmente aprofundará a recessão global e deve ter um efeito contagioso em economias exportadoras da Ásia", disse Daniel Chan, estrategista sênior de investimentos do DBS Bank, em Hong Kong.

Indicadores

A bolsa de Hong Kong recuou 2,7%, em parte devido ao declínio das ações de bancos chineses, em meio à possibilidade dos principais acionistas estrangeiros venderem parte das posições no final desta semana e antes da divulgação dos resultados trimestrais.

O índice Nikkei, de Tóquio, rompeu a tendência e fechou em alta de 0,21%, conforme farmacêuticas como a Chugai avançaram puxadas por expectativa de aumento nas vendas de drogas para tratamento da gripe. Os bancos também dispararam após notícias de que o Shinsei Bank está negociando uma fusão com o Aozora Bank.

As ações em Sydney subiram 0,52% e na Tailândia ganharam 0,19%. O indicador de Taiwan caiu 2,99%, enquanto o de Cingapura perdeu 1,85%. Seul teve queda de 1,05% e Xangai registrou desvalorização de 1,77%.

Às 7h50 (horário de Brasília), o índice MSCI, que reúne as principais bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, recuava 1,82%, para 268 pontos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições