MENU

Mundo

Hamas agirá por Estado Palestino soberano em Gaza e na Cisjordânia

Hamas agirá por Estado Palestino soberano em Gaza e na Cisjordânia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

O Hamas vai atuar para conseguir alcançar o "objetivo nacional palestino", que é estabelecer um Estado soberano na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, afirmou nesta quarta-feira (4) no Cairo o líder do movimento extremista, Khaled Mechaal.

"O Hamas deseja o estabelecimento de um Estado palestino independente e soberano na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, com Jerusalém como capital, sem renunciar em nada ao direito do retorno dos palestinos", declarou Mechaal durante a cerimônia de reconciliação no Cairo entre seu movimiento e o Fatah do presidente palestino Mahmud Abbas.

"Nosso único combate é contra Israel", afirmou Mechaal.

Na cerimônia de reconciliação, os palestinos decidiram "colocar um ponto final pela eternidade na página negra da divisão", disse o presidente da Autoridade Palestina.

"Se ficarmos unidos, teremos êxito. A reconciliação abre o caminho não apenas para arrumar a casa palestina, mas também para uma paz justa", afirmou o presidente palestino.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, terá que "escolher entre a colonização e a paz", acrescentou o presidente palestino.

Netanyahu utiliza o acordo de reconciliação palestino como "desculpa" para evitar as discussões de paz, completou Abbas na cerimônia, que começou às 12h15 locais (7h15 de Brasília).

Também estavam presentes na cerimônia o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, e as autoridades egípcias envolvidas na negociação, o ministro das Relações Exteriores, Nabil al-Arabi, e o chefe dos serviços secretos, Mura Muafi.

O acordo, aceito por todas as facções palestinas após um ano de negociações, prevê a formação de um governo de tecnocratas para preparar as eleições legislativas e presidenciais dentro de um ano.

O acordo foi duramente criticado pelo governo israelense, que considera que o mesmo fortalece o Hamas, um movimento considerado terrorista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições