MENU

Mundo

Hillary Clinton vê 'diálogo construtivo' entre israelenses e palestinos

Hillary Clinton vê 'diálogo construtivo' entre israelenses e palestinos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse nesta quinta-feira (16) que as negociações entre israelenses e palestinos têm progredido de maneira construtiva.

"Eu diria que estamos num canal construtivo, e isso tem sido muito tranquilizador para nós", disse ela em entrevista ao canal ABC News, em Jerusalém, onde participa do processo de mediação.

A secretária disse que os EUA esperam de Israel a prorrogação na moratória parcial da construção de casas em assentamentos judaicos da Cisjordânia. A moratória inicial, de dez meses, expira em 30 de setembro, e os palestinos ameaçam abandonar as negociações de paz se as obras forem retomadas. A prorrogação da moratória "é certamente a nossa esperança", disse Hillary, embora lembrando que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu teve de investir "muito capital político" para adotar a moratória inicial, já que sua coalizão tem a presença de partidos ligados aos colonos judeus da Cisjordânia

"Também temos dito que vamos apoiar um acordo que seja alcançado entre as partes. Estamos nos empenhando para assegurar a permanência de uma atmosfera propícia a discussões construtivas", afirmou ela.

Os palestinos alegam que os assentamentos em território ocupado são um obstáculo à criação de um Estado contíguo e viável para eles.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições