MENU

Mundo

Hillary duvida de intenção do Irã de negociar

Hillary duvida de intenção do Irã de negociar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que não acredita na disposição do Irã ao diálogo sobre seu programa nuclear; Lula tenta cartada decisiva para evitar punições ao país na ONU

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse nesta sexta-feira (14) que o Irã ainda se recusa a discutir seu programa nuclear com a comunidade internacional e é improvável que o faça até que a ONU (Organização das Nações Unidas) imponha novas sanções contra o país.

- Eu já disse a meus colegas em diversas capitais do mundo que acredito que não teremos nenhuma resposta séria dos iranianos até que haja uma ação do Conselho de Segurança.

Ela falou com jornalistas depois de se reunir com o novo secretário de Relações Exteriores britânico, William Hague.

Uma fonte de alto escalão do governo americano disse nesta quinta-feira (13) que a viagem do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Irã pode ser a última chance que o país tem de dialogar com o mundo antes da imposição de sanções devido ao seu controverso programa nuclear.

Falando sob condição de anonimato, a autoridade americana disse que, após a visita de Lula, o Irã pode não ter mais chances para negociar.

- Acredito que veremos a visita de Lula como, talvez, a última grande chance de engajamento.

Lula chega ao Irã no próximo sábado (15) para uma série de encontros e reuniões com os principais líderes do país, incluindo o controverso presidente, Mahmoud Ahmadinejad, e o líder religioso supremo da República Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei.

A viagem, uma retribuição do Lula à vista de Ahmadinejad a Brasília, em novembro de 2009, virou foco de atenções no mundo todo porque o presidente brasileiro deve tentar convencer o Irã a aceitar a proposta de troca de urânio enriquecido fora de seu território, uma exigência da ONU para que o país possa continuar com seu programa nuclear.

Se acontecer, o acordo pode ser costurado em conjunto com a Turquia, que já se ofereceu para ser o ''país sede'' da troca de urânio.

Lula faz nesta sexta-feira uma escala na Rússia, país com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, antes de chegar a Teerã.

Ao lado do brasileiro, o presidente russo, Dmitri Medvedev, disse nesta sexta-feira esperar que a visita de Lula ao Irã termine em sucesso. E também alertou que esta pode ser a última chance do Irã para escapar de sanções por causa de seu programa nuclear.

- Realmente espero que a missão do presidente brasileiro termine em um sucesso. É, talvez, a última chance.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições