MENU

Hillary faz visita surpresa à Líbia

Hillary faz visita surpresa à Líbia

Atualizado: Terça-feira, 18 Outubro de 2011 as 10:39

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton , chegou nesta terça-feira (18) a Trípoli, capital da Líbia, em uma visita surpresa que tem o objetivo de estreitar laços entre líbios e americanos no pós-Muammar Kadhafi.

Clinton chegou a Trípoli em um avião militar americano. Ela deve ficar um dia e conversar com líderes do Conselho Nacional de Transição (CNT, novo governo provisório líbio), encontrar ativistas e visitar funcionários da recém-reaberta Embaixada dos EUA no país.

A diplomata também deve anunciar novos programas, inclusive ajuda para tratar combatentes feridos, a retomada de intercâmbios de estudantes e mais ajuda para destruir o arsenal do ex-ditador Kadhafi.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, é recebida por militares ao desembarcar

em Trípoli, capital da Líbia, nesta terça-feira (18) (Foto: Reuters)

  A viagem de Hillary ao país petroleiro do norte da África acontece depois das visitas do presidente francês Nicolas Sarkozy, dos primeiros-ministros britânico David Cameron e turco Recep Tayyip Erdogan, assim como de vários ministros britânicos, italianos e canadenses.

Hillary é a primeira autoridade americana deste nível a viajar para a Líbia desde 2008, quando Washington tentava estabelecer novas relações com Kadhafi.        

veja também