MENU

Hong Kong restringe importação de alimentos do Japão

Hong Kong restringe importação de alimentos do Japão

Atualizado: Quarta-feira, 23 Março de 2011 as 11:30

O Departamento de Higiene Ambiental e Alimentar de Hong Kong informou nesta quarta-feira (23) que vai proibir a importação de alguns alimentos do Japão, após ter descoberto vegetais contaminados por radiação. A proibição se aplica a produtos lácteos, frutas e vegetais de cinco cidades japonesas perto da usina nuclear de Fukushima, atingida pelo terremoto e pelo tsunami em 11 de março.

Amostras

De acordo com a entidade de Hong Kong, três amostras de vegetais apresentaram contaminação radioativa. No entanto, o órgão não forneceu mais detalhes. A emissora local RTHK afirmou que os testes apontaram leituras acima dos níveis seguros em alguns vegetais.

O território chinês é o primeiro governo asiático a impor tal restrição, após os Estados Unidos terem banido as importações de produtos lácteos e itens alimentícios de áreas próximas de Fukushima.

A França pediu à União Europeia (UE) para impor "controles sistemáticos" das importações de alimentos japoneses, enquanto autoridades sul-coreanas disseram estudar uma proibição dos embarques de itens vindos de regiões localizadas perto da usina nuclear. As informações são da Dow Jones.      

veja também