MENU

Mundo

Hostilidades aumentam na fronteira de Israel e Gaza

Fronteira de Israel e Gaza tem onda de violência.

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:08

Fronteira de Israel e Gaza tem onda de violência.Israel pressionou o Hamas nesta quarta-feira a conter os militantes que lançam foguetes na Faixa de Gaza após a onda mais grave de hostilidades entre as fronteiras desde o cessar-fogo que encerrou uma guerra de oito dias em novembro.

A onda de violência, provocada pela irritação em Gaza em relação à morte por câncer, na terça-feira, de um prisioneiro palestino detido por Israel, incluiu o primeiro ataque aéreo israelense no enclave controlado pelo Hamas desde a trégua.

Até à tarde desta quarta-feira, a fronteira estava quieta, em uma indicação de que Israel e Hamas avaliavam seus movimentos com cuidado depois de quatro meses de relativa calmaria que permitiu que moradores de Gaza reconstruíssem, e israelenses perto da fronteira vivessem sem o familiar som estridente das sirenes de aviso de foguetes.

O Exército israelense disse que dois foguetes disparados de Gaza tinham atingido o sul de Israel em um ataque na manhã desta quarta sem causar vítimas, horas depois de seus aviões alvejarem \"dois locais de terror\" no norte do território.

Israel lançou o ataque aéreo após três foguetes atingirem o sul na terça. O Magles Shoura al-Mujahadeen, grupo ligado à Al-Qaeda, reivindicou a responsabilidade pelos ataques, dizendo que respondia à morte do prisioneiro Maysara Abu Hamdeya, de 64 anos.

A terça foi a terceira vez desde o cessar-fogo de novembro que foguetes de Gaza atingiram Israel.

Mas, com um novo governo e um novo ministro da Defesa depois de semanas de negociações para formar uma coalizão depois da eleição de janeiro, Israel parecia querer mostrar determinação, colocando o ônus sobre o Hamas para evitar o lançamento de foguetes.

"(As Forças Armadas de Israel) decidiram atacar durante a noite, a fim de sinalizar ao Hamas que não sofreremos qualquer ataque no sul. E qualquer disparo terá uma resposta para restaurar a paz no sul em breve\", afirmou o general de brigada Yoav Mordechai, principal porta-voz militar, à Rádio do Exército.

"Avalio que o Hamas não tem interesse em ver a situação se deteriorar\", afirmou. \"Nosso objetivo é manter a calma.\"

Tensão na Cisjordânia

Soldados israelenses mataram a tiros um jovem palestino, de 17 anos, durante confronto na noite desta quarta-feira na Cisjordânia ocupada, onde as tensões também aumentaram desde a morte do prisioneiro. O Exército israelense confirmou que tropas abriram fogo contra vários palestinos que atiraram bombas em um posto de guarda na região de Tulkarm, na Cisjordânia. Um médico palestino disse que tropas levaram o corpo do jovem para um hospital local.

*Reuters


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições