MENU

Mundo

Humala mantém liderança; Keiko Fujimori se firma em 2º lugar no Peru

Humala mantém liderança; Keiko Fujimori se firma em 2º lugar no Peru

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

O candidato de esquerda Ollanta Humala continua à frente a apuração oficial na eleição presidencial peruana, com 28,8%, seguido da congressista Keiko Fujimori (22,6%), que ampliou sua diferença em relação ao ministro da Economia Pedro Pablo Kuczynski (21,6%), apurados 68,7% do total das mesas de votação.

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) entregou nesta segunda-feira (11) uma nova ata de apuração que consolida a diferença de seis pontos de Humala, líder da aliança Ganha Peru , sobre Fujimori, filha do ex-presidente condenado Alberto Fujimori.

Também aumenta a distância de Keiko Fujimori em relação a Kuczynski, que anteriormente era de décimos a um ponto percentual.

Em quarto lugar está o ex-presidente Alejandro Toledo com 15,1%.     Boca de urna

Horas antes do fim da divulgação dos resultados da contagem rápida, três pesquisas de boca de urna já haviam dado como certa a vitória de Humala e a ida ao segundo turno.

Segundo as pesquisas, Fujimori ficou em segundo lugar com pequena vantagem sobre o terceiro colocado, o ex-primeiro-ministro Pedro Pablo Kuczynski.

A sondagem Datum deu a Humala 33,8% dos votos, seguido de Fujimori com 21,3%. Pedro Pablo Kuczynski teve 19,5 %, e o ex-presidente Alejandro Toledo, 15,%.

Pesquisa do instituto Ipsos mostrou Humala com 31,6%, Fujimori com 21,4%, Kuczynski com 19,2% e Toledo, 16,1%.

Sondagem CPI deu Humala com 33%, Fujimori com 22% e Kuczynski em terceiro com 19%.

Se de fato nenhum candidato obtiver 50% dos votos, os dois líderes disputarão o segundo turno em 5 de junho.

OEA destacou normalidade

A Organização dos Estados Americanos (OEA), que participa de uma missão de observadores na eleição presidencial do Peru, destacou neste domingo a normalidade e a participação no pleito. Em 97% das mesas observadas, o material eleitoral estava à disposição dos eleitores e o censo era consultável.

Apenas 39% das mesas registraram a presença de todos os membros titulares, apontou a OEA. A organização destacou ainda que, em muitos escritórios, o pessoal dos partidos que deveria observar o bom desenrolar da votação não compareceu.

A missão da OEA é formada por 73 observadores.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições