MENU

Mundo

Humala toma posse como novo presidente do Peru

Humala toma posse como novo presidente do Peru

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

Ollanta Humala tomou posse nesta quinta-feira (28) como novo presidente do Peru , em uma cerimônia realizada na sede do Congresso de Lima.

"Juro pela pátria que exercerei fielmente o cargo de presidente da República", afirmou o militar reformado de 49 anos diante do presidente do Congresso, Daniel Abugattás, e de vários chefes de Estado e delegações de mais de uma centena de países.

Humala também afirmou que defenderá "a soberania nacional, a ordem constitucional e a integridade física e moral da República, e suas instituições democráticas, honrando o espírito, os princípios e os valores da Constituição de 1979".

Ollanta Humala toma posse nesta quinta-feira (28) diante do Congresso, em Lima (Foto: AP)

  "Reconhecerei e respeitarei a liberdade de culto e de expressão e lutarei incansavelmente para conquistar a inclusão social de todos os peruanos, especialmente dos mais pobres", acrescentou o novo presidente.

Após os juramentos de seus dois vice-presidentes, Humala iniciou seu discurso à nação, afirmando que recebia o cargo "com humildade e fervor patriótico". Em meio aos aplausos e vivas dos congressistas, o novo presidente afirmou seu compromisso de acabar com o "dilacerante rosto da exclusão e da pobreza e construir um Peru para todos".

Também se referiu a "uma pátria inclusiva" como seu grande objetivo, "que assumo diante de meus filhos e de todas as crianças que são o futuro desta Nação".

Humala é o primeiro esquerdista no poder no Peru desde 1975, quando ocorreu a queda do general Juan Velasco Alvarado, que chegou ao poder através de um golpe de Estado em 1968.

O novo presidente substitui no cargo o populista de direita Alan García, que não assistiu à cerimônia de posse para evitar vaias, segundo afirmou há alguns dias.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, participou da cerimônia da posse, ao lado de outros chefes de Estado.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições