MENU

Iêmen confirma volta do presidente após tratamento na Arábia Saudita

Iêmen confirma volta do presidente após tratamento na Arábia Saudita

Atualizado: Sexta-feira, 23 Setembro de 2011 as 9:27

O presidente do Iêmen , Ali Abdullah Saleh, retornou a seu país nesta quinta-feira (22) após um tratamento médico de mais de três meses na Arábia Saudita, confirmou o porta-voz do governo, Mohammed Albasha, nesta sexta (23). Pouco antes de as autoridades iemenitas confirmarem o retorno do presidente, a emissora de TV Al Jazeera informou que Ali Abdullah havia voltado ao país nas primeiras horas da manhã, a bordo de um avião particular.   "Ali Abdullah Saleh, presidente da República, retornou nesta manhã à nação a salvo após uma viagem para se tratar em Riad durante mais de três meses", informou a televisão iemenita em um comunicado urgente, segundo a "Al Jazeera".

De acordo com com o porta-voz do governo, Ali Abdullah Saleh prometeu concluir seu mandato.

Ali Abdullah Saleh, no dia 7 de julho.

(Foto: Iêmen TV/Reuters)

  Saleh permaneceu durante pouco mais de três meses na Arábia Saudita para ser tratado dos ferimentos que sofreu em um ataque ao palácio presidencial de Sanaa, em 3 de junho.

O Iêmen vive desde 27 de janeiro uma revolta popular com maciços protestos para exigir a queda de Saleh. O retorno do presidente coincide com o aumento da violência.

Pelo menos cinco pessoas morreram na quinta-feira em combates em Sanaa, entre um grupo tribal opositor e outro fiel ao regime de Saleh.

Estes choques entre tribos, que se somam aos protagonizados pelo Exército e as forças de segurança iemenitas contra militares desertores e partidários da oposição, comandados pelo general Ali Mohsen al-Ahmar, resultaram em mais de 90 mortos.      

veja também