MENU

Mundo

Igreja de Cuba quer libertação de presos políticos e diálogo com EUA

Igreja de Cuba quer libertação de presos políticos e diálogo com EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O líder da Igreja Católica em Cuba, cardeal Jaime Ortega, pediu, em entrevista publicada nesta segunda-feira (19), que o regime comunista liberte seus presos políticos e retome o diálogo com os Estados Unidos.

Na entrevista, publicada pela revista católica Palabra Nueva, o arcebispo de Havana diz que Cuba atravessa uma "situação muito difícil".

As autoridades cubanas têm sofrido pressão internacional para libertar cerca de 200 dissidentes que estariam detidos, e as críticas aumentaram depois da morte, em fevereiro, do preso político Orlando Zapata, após 85 dias de greve de fome, e das agressões, em março, ao grupo Damas de Branco, que reúne familiares de dissidentes presos.

"Com respeito aos presos por causas políticas, a Igreja fez historicamente todo o possível para que sejam postos em liberdade, não só os doentes, mas também outros", disse Ortega.

O presidente cubano, Raúl Castro, afirma haver uma campanha internacional contra o regime comunista, e já advertiu que não cederá a "chantagens".

Ortega disse que a "violência midiática" contra Cuba exacerba a crise, mas alertou sobre incidentes de violência dentro da ilha, e qualificou de "penoso" o assédio de simpatizantes do governo às Damas de Branco.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições