MENU

Mundo

'Ilha' de destroços do tsunami japonês ruma para o Havaí, diz pesquisa

'Ilha' de destroços do tsunami japonês ruma para o Havaí, diz pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Pesquisadores da Universidade do Havaí que estudam o avanço no Pacífico de destroços resultantes do tsunami no Japão no início do ano afirmam que uma enorme quantidade de escombros está flutuando no oceano em direção à ilha americana.

"Estimamos que algo entre 5 e 20 milhões de toneladas de destroços estão vindo do Japão", disse o pesquisador Jan Hafner em entrevista à KITV.

Destroços são vistos boiando no Pacífico (Foto: Reprodução/KITV) Tripulantes do navio de treinamento russo STS Pallada localizaram recentemente os destroços a cerca de 3,5 mil km da costa do Japão, passando as ilhas Midway. "Eles viram pedaços de mobília, alguns eletrodomésticos, tudo que é capaz de boiar, e eles recolheram um barco de pesca", diz Hafner.

Na lateral do barco, a inscrição "Fukushima" possibilitou a primeira confirmação de que se tratavam de fato de escombros vindos do Japão.

A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas morreram por conta do desastre natural de 11 de março deste ano. O tsunami provocou ainda uma crise nuclear no país. Após o terremoto e o tsunami, a região de Fukushima sofreu com o vazamento de material radiotivo.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições