MENU

Mundo

Imagem de Cristo inicia debate sobre arte e religião nos EUA

Imagem de Cristo inicia debate sobre arte e religião nos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

Embora a destruição tenha sido firmemente condenada tanto por adversários quanto por simpatizantes da exposição, o incidente revelou as divisões existentes entre uma comunidade artística em crescimento e uma cidade conservadora.

A litografia em si, parte de uma série de Chagoya intitulada "As Desventuras de Canibais Românticos", mostra a cabeça de Jesus Cristo, com os olhos revirados para trás, no corpo de uma mulher na maior parte vestido. A cabeça de um homem com a língua de fora está perto das pernas da mulher. A palavra "orgasmo" está escrita no fundo.

Ato sexual

Chagoya disse que pretendia que a imagem fosse vista como um comentário sobre a corrupção na Igreja Católica Romana e não um ato sexual que envolve Cristo.

Inicialmente, a imagem, que fazia parte de uma exposição muito maior, envolvendo nove outros artistas, provocou pouca reação. Mas, então, Daryle W.Klassen, vereador de Loveland, começou a receber reclamações sobre a obra, muitas delas pedindo a sua remoção, especialmente por ser exposta em um museu mantido pelos contribuintes.

"Eu queria que a obra fosse retirada porque sabia que tinha um grande potencial para ser altamente ofensiva para um grande segmento da comunidade", disse Klassen.

Folden, que enfrenta uma acusação de conduta criminosa, um crime de quarto grau no Colorado, foi libertada da prisão na quinta-feira depois que alguém pagou anonimamente sua fiança de US$ 350. Ela disse à polícia que havia dirigido desde Montana com o único propósito de destruir a obra.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições