MENU

Mundo

Impacto político de vazamento de documentos da guerra ainda é incerto

Impacto político de vazamento de documentos da guerra ainda é incerto

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

O vazamento de mais de 91 mil páginas de documentos militares americanos secretos relatando o cotidiano cruel da guerra no Afeganistão ocupou as manchetes dos principais jornais, mas analistas afirmam que é cedo para prever mudanças de estratégia.

Segundo reportagem de Andrea Murta, da Folha de S.Paulo , analistas questionam ainda as comparações com os chamados "Pentagon Papers", o vazamento de forte impacto político, ocorrido em 1971, de um estudo estratégico sobre a Guerra do Vietnã.

Ele mostrou que o governo manipulava informações e havia decidido aumentar os combates convencionais antes de receber permissão do Congresso.

O atual vazamento também mostra discrepâncias entre a propaganda do governo --agora sobre a guerra no Afeganistão-- e os relatos em campo, mas ainda não revelou uma novidade absoluta ou uma mentira absurda.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições