MENU

Imprensa cubana divulga foto do encontro de Carter com Fidel Castro

Imprensa cubana divulga foto do encontro de Carter com Fidel Castro

Atualizado: Quinta-feira, 31 Março de 2011 as 3:22

O site Cubadebate publicou nesta quinta-feira (31) fotos do encontro entre o ex-presidente de Cuba Fidel Castro e o ex-líder americano Jimmy Carter, ocorrido na véspera em Havana.

Ele foi elogiado em artigo por Castro, que o chamou de "amigo". Para o cubano, o democrata foi o único presidente dos Estados Unidos que teve "suficiente serenidade e coragem para abordar o tema das relações com Cuba". O ex-presidente dos EUA finalizou nesta quarta-feira uma visita de três dias a Cuba, onde se reuniu com Fidel, que em 2002 já havia recebido Carter em sua primeira viagem à ilha.

  O cubano disse que Carter, durante seu mandato, "fez o que pôde para reduzir as tensões internacionais e promover a criação dos escritórios de interesses de Cuba e EUA".

"Sua administração foi a única que deu alguns passos para atenuar o criminoso bloqueio imposto a nosso povo" apesar de que as "circunstâncias não eram exatamente propícias" naquele momento, avalia Fidel.

A imprensa cubana dedicou uma ampla cobertura à visita de Jimmy Carter, que se reuniu com as principais autoridades de Cuba, lideradas por seu presidente, Raúl Castro, assim como com membros da dissidência, líderes religiosos e diplomatas estrangeiros.

Antes de deixar Havana, Carter defendeu a normalização das relações entre EUA e Cuba, pediu o fim do embargo econômico e apelou por mais liberdades na ilha.      

veja também