MENU

Indonésia prende americano que desplugou alto-falante de mesquita

Indonésia prende americano que desplugou alto-falante de mesquita

Atualizado: Quarta-feira, 15 Dezembro de 2010 as 10:18

Um americano foi condenado nesta quarta-feira (15) na Indonésia a cinco meses de prisão por blasfêmia, depois de ter desconectado o alto-falante de uma mesquita que difundia a oração vespertina e impedia seu sono.

Gregory Luke corria o risco de ser condenado a até cinco anos de prisão, mas o tribunal, apesar de ter considerado o americano culpado de blasfêmia, aceitou as circunstâncias atenuantes.   "Luke nunca havia cometido crimes anteriormente, atuou com educação durante o julgamento e disse ter lamentado o ato. Além disso, ajudou a desenvolver o turismo, em particular na ilha de Lombok", destacou o juiz.

Os fatos que resultaram na condenação de Gregory Luke, um aposentado de 64 anos, acusado de ter perturbado a oração em uma mesquita de Lombok situada perto de sua casa, aconteceram em 22 de agosto, durante o Ramadã, mês de jejum muçulmano.

"Ele ficou irritado porque a leitura do Alcorão o acordou. Agrediu os fiéis antes de desconectar os cabos do alto-falante", disse um policial na ocasião.    

veja também