MENU

Mundo

Integrantes da frota querem "sangue", diz ministro de Israel

Integrantes da frota querem "sangue", diz ministro de Israel

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:36

O ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, disse nesta terça-feira que os integrantes de uma flotilha de ajuda humanitária que pretende desafiar o bloqueio israelense à Faixa de Gaza estão buscando "confronto e sangue."

Ativistas pró-palestinos disseram que cerca de uma dúzia de navios levando ajuda à Gaza -- território controlado pelo Hamas -- poderiam partir de portos europeus nos próximos dias.

Israel afirmou que irá impedir a chegada da nova flotilha à costa de Gaza e Lieberman reiterou sua proposta aos ativistas de entregar a ajuda ou pelo porto israelense de Ashdod ou pelo Egito ou pela ONU.

"Eles estão lá claramente para criar uma provocação, buscando confronto e sangue e muitas fotos na televisão", disse Lieberman à rádio Israel, acrescentando que havia "ativistas terroristas" entre os participantes.

Em seu site, os integrantes norte-americanos da flotilha disseram que as intenções eram pacíficas e que iniciariam a viagem "sem armas de proteção ou ameaça de força".

Em coletiva de imprensa em Atenas na segunda-feira, um grupo de aproximadamente 400 ativistas, entre eles membros do Parlamento Europeu, um ex-analista da CIA e um sobrevivente do Holocausto, de 75 anos, professores e autores se queixaram de que a Grécia estava cedendo à pressão israelense e usando táticas burocráticas para tentar bloquear sua partida.

Há um ano, nove ativistas turcos, inclusive um com dupla nacionalidade norte-americana e turca, foram mortos em confrontos com soldados israelenses que atacaram uma flotilha que viajava à Gaza, no oeste do Mediterrâneo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições