MENU

Mundo

Internação de Nelson Mandela preocupa sul-africanos

Internação de Nelson Mandela preocupa sul-africanos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

O governo sul-africano pediu calma aos habitantes do país nesta quinta-feira (27), após especulações de que o ex-presidente Nelson Mandela, 92 anos, estaria com a saúde em risco.

Na última quarta-feira, Mandela deu entrada no hospital Milpark , em Joanesburgo. Desde então, a presença de jornalistas e de curiosos aumentou na entrada do local.

A segurança foi reforçada nos arredores do hospital e a polícia foi chamada para controlar o tráfego na área. Diversos membros da família do ex-presidente também foram vistos no local.

'Ele é um homem de 92 anos, com os problemas de sua idade', disse o porta-voz do partido de Mandela, o Congresso Nacional Africano, Jackson Mthembu. 'O fato de ele passar a noite do hospital não deve insinuar o pior'.

'Pedimos que as pessoas não façam afirmações sem fundamento. Vamos ficar calmos e não apertar botões de pânico, porque não há razão para isso', disse.

Mthembu afirmou ainda que qualquer mudança nas condições de Mandela seria comunicada aos cidadãos.

Em um comunicado, a Fundação Nelson Mandela disse que o político 'não corre nenhum perigo' e 'está de bom humor'.

A nota diz ainda que Mandela faz exames de rotina, mas a mídia sul-africana afirma que ele foi visto por um especialista em doenças do pulmão.

Especulação

O ex-presidente, conhecido no país pelo nome do seu clã - Madiba - é considerado um herói local, sendo um símbolo da luta contra a política de segregação racial sul-africana (apartheid), que durou entre 1948 e 1993.

Após se retirar da vida pública em 2004, Mandela tem parecido cada vez mais frágil nas raras ocasiões em que é visto.

Sua última aparição pública foi na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo da África do Sul, em julho de 2010.

O correspondente da BBC em Joanesburgo Andrew Harding diz que amigos íntimos de Mandela alertam para o fato de que sua saúde se deteriorou rapidamente nos últimos meses.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições