MENU

Mundo

Irã afirma que poderá enriquecer urânio mesmo se sofrer ataque

Irã afirma que poderá enriquecer urânio mesmo se sofrer ataque

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O Irã poderá enriquecer urânio mesmo se suas instalações nucleares forem atacadas, disse nesta quinta-feira (20) o enviado iraniano à Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA), Ali Asghar Soltanieh.

"Enfrentamos uma ameaça muito séria e então tivemos que tomar medidas para proteger nossas instalações. Temos prevista outra instalação em Fardo, perto de Qom", disse Soltanieh a jornalistas em Moscou.

"É, por dizer, uma instalação de reserva, de modo que se um local é atacado, podemos continuar o processo de enriquecimento."

Na sexta-feira, enviados do Irã e das potências mundiais se reunirão em Istambul para uma rodada de negociações da questão nuclear iraniana.

À vespera da retomada do diálogo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou  que o fim das sanções contra o Irã "também deve estar na agenda" da reunião.

Questionado em uma entrevista coletiva conjunta com o colega turco Ahmet Davutoglu sobre as expectativas das negociações de Istambul, Lavrov respondeu: "Se chegarmos a um acordo sobre as perspectivas de nossos trabalhos e reuniões posteriores será um bom resultado".

"O programa nuclear deve estar no centro das discussões e os problemas que ainda não foram resolvidos sobre o programa também. Mas não há uma única pauta para esta reunião. O fim das sanções que afetam o Irã também devem figurar na agenda", completou.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições