MENU

Mundo

Irã alerta contra manifestações da oposição previstas para esta terça

Irã alerta contra manifestações da oposição previstas para esta terça

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:54

O Irã advertiu nesta segunda-feira (28) os oposicionistas que pretendem se manifestar nesta terça-feira para pedir a libertação de seus líderes, submetidos a uma espécie de prisão domiciliar. "Quem violar a lei deverá responder por seus atos", declarou o procurador-geral iraniano Gholam Hossein Mohseni Ejeie, de acordo com o site da televisão estatal.

Os sites de oposição convocaram novas manifestações para esta terça-feira para protestar contra o tratamento dos dois líderes da oposição reformista, Mehdi Karubi e Mir Hossein Mussavi, em residência vigiada depois de terem convocado uma manifestação proibida em 14 de fevereiro.

As forças de segurança iranianas detiveram um dos líderes da oposição reformista iraniana, Mehdi Karubi, e o levaram para um local desconhecido, indicou nesta segunda-feira seu site. Segundo o portal, que cita um dos filhos de Karubi, o ex-chefe do Parlamento reformista (2000-2004) e sua esposa, Fatemeh Karubi, foram levados na noite de quinta-feira para um lugar não identificado.

O casal era mantido em prisão domiciliar há mais de duas semanas, em sua residência no norte de Teerã. "Pude falar durante alguns minutos com um dos vizinhos. Ele disse que várias viaturas policiais cercaram o prédio e em seguida partiram acompanhados por outro automóvel, que saiu da garagem. Desde então, o edifício foi totalmente evacuado e todas as luzes estão apagadas", declarou um de seus filhos, cuja identidade não foi revelada.

Mehdi e Fatemeh Karubi, além de outro líder opositor, o ex-primeiro-ministro Mir Hossein Mussavi e sua esposa, foram detidos em prisão domiciliar depois de convocar uma manifestação proibida em 14 de fevereiro.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições