MENU

Mundo

Irã ameaça "explodir o coração de Israel" se for atacado

Irã ameaça "explodir o coração de Israel" se for atacado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:20

Um dos oficiais de mais alta categoria da Guarda Revolucionária, tropa de elite do Exército iraniano, Mojtaba Zolnour, disse nesta sexta-feira (9) que o Irã ''explodirá o coração de Israel em pedaços'' se os israelenses ou os Estados Unidos atacarem o Governo iraniano. Zolnour fez a ameaça durante um discurso na cidade de Qom:

''Se um míssil americano ou sionista explodir em nosso país, antes que a poeira baixe, o coração de Israel terá explodido''.

Zolnour é o segundo na hierarquia do gabinete de representação do líder supremo da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, na Guarda Revolucionária. Citado pela agência oficial de notícias estatal Irna, o militar disse não acreditar que ''nem o regime sionista, nem os EUA, possam se arriscar a lançar um ataque contra o Irã''.

Única potência nuclear do Oriente Médio, Israel anunciou nos últimos meses que está disposto a lançar um ataque de precisão contra alvos nucleares iranianos se Teerã não encerrar seu controvertido programa de enriquecimento de urânio.

Analistas afirmam, no entanto, que este ataque não seria a solução para o problema já que, além de provocar tensões na região e no resto do mundo, serviria apenas para atrasar em alguns anos o progresso do Irã na tecnologia nuclear e não deteria o programa de enriquecimento de urânio do país.

A Força Aérea da Guarda Revolucionária testou ''com sucesso'' no mês passado uma série de mísseis que, segundo fontes militares iranianas, poderiam atingir alvos no interior de Israel.

Diversos países acusam o Governo iraniano de esconder um programa nuclear militar sob outro de cunho civil. Teerã nega as acusações e insiste em que seu objetivo é o uso civil da energia nuclear.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições