MENU

Irã considera infundadas suspeitas da ONU sobre ogiva nuclear

Irã considera infundadas suspeitas da ONU sobre ogiva nuclear

Atualizado: Sexta-feira, 19 Fevereiro de 2010 as 12

O representante do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) considerou infundadas as suspeitas de que a República Islâmica esteja fabricando uma bomba atômica, descritas em um relatório deste organismo da ONU, informa a agência Fars.

Ali Asghar Soltanieh disse que os documentos citados no relatório da AIEA são "inventados" e, portanto, "não têm nenhuma validade".

"Disse em muitas ocasiões que quando nos mostraram estes documentos, nenhum deles tinha selos confidenciais ou secretos", disse Soltanieh.

"Assim ficava demonstrado que todos os documentos foram inventados e que são infundados, não têm nenhuma validade" acrescentou.

Em seu primeiro relatório aos ministros da agência da ONU, o diretor geral da AIEA, Yukiya Amano, se mostrou inquieto com a possibilidade do Irã tentar desenvolver ogivas nucleares.

"A informação de que dispomos (...) destaca a existência potencial de atividades secretas passadas ou presentes do Irã ligadas ao desenvolvimento de uma carga nuclear para um míssil", disse Amano.

veja também