MENU

Mundo

Irã declara feriado na capital por causa de poluição

Irã declara feriado na capital por causa de poluição

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Moradores da capital iraniana foram aconselhados a ficarem em casa

Autoridades iranianas decretaram feriado na capital, Teerã, nesta quarta-feira, por causa dos altos níveis de poluição atmosférica na cidade. Escolas, escritórios e fábricas permanecerão fechados durante todo o dia.

O canal de televisão estatal disse que o governo decidiu decretar o feriado por causa das condições atmosféricas "pouco saudáveis".

Especialistas tinham alertado para a alta concentração de gases tóxicos no ar da capital, que deveria atingir seu ponto máximo nesta quarta-feira.

O feriado foi decretado somente em Teerã, mas estendeu em dois dias o fim-de-semana dos moradores da capital, já que quinta-feira é um feriado religioso e sexta-feira é o dia livre da semana no Irã.

Fumaça e areia

A imposição de feriados e de restrições ao tráfego na capital iraniana são frequentes por causa da poluição atmosférica e das tempestades de areia.

De acordo com uma pesquisa da prefeitura de Teerã e do Departamento de Meio Ambiente da cidade, 80% da poluição na cidade é causada pelos cerca de 3,5 milhões de carros.

A localização geográfica de Teerã, presa entre as montanhas, piora a situação, já que faz com que o ar sujo fique preso na cidade quando não há vento ou chuva.

Especialistas em saúde iranianos dizem que milhares de mortes por ano são causadas por ataques cardíacos e doenças respiratórias provocados pela poluição.

A população da capital foi aconselhada a permanecer em casa ou a sair com máscaras de proteção e tecidos úmidos cobrindo o rosto.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições