MENU

Irã ignora a proposta dos EUA sobre urânio

Irã ignora a proposta dos EUA sobre urânio

Atualizado: Segunda-feira, 9 Novembro de 2009 as 12

A governo dos Estados Unidos comunicou ao Irã, em uma mensagem indireta, que está disposta a permitir que Teerã envie suas reservas de urânio enriquecido para outro país, incluindo a Turquia, para mantê-las seguras, apesar de o regime islâmico ignorar a proposta, informou nesta segunda-feira (9) o jornal The New York Times.

Citando fontes anônimas do governo, o jornal afirma que a oferta foi feita várias vezes através da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nas últimas duas semanas, mas foi ignorada por Teerã.

Ao contrário, os iranianos citaram uma velha contraproposta que pede que os inspetores de armas internacionais mantenham custódia sobre o combustível nuclear iraniano, mas na ilha de Kish, no Golfo Pérsico, que é parte do Irã.

Um alto funcionário da administração Obama afirmou que a proposta foi rejeitada porque deixar o material nuclear em território iraniano permitiria que o Irã expulsasse todos os inspetores internacionais a qualquer momento.

Isso aconteceu na Coreia do Norte em 2003, e em poucos meses o país transformou o urânio em matéria-prima para armas nucleares, recordou The New York Times.

O Irã garante que quer enriquecer urânio para gerar energia nuclear com fins pacíficos. Mas os EUA e seus aliados no Ocidente temem que o país esteja planejando construir a bomba atômica.

veja também