MENU

Mundo

Irã inicia abastecimento da usina nuclear de Bushehr

Irã inicia abastecimento da usina nuclear de Bushehr

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Especialistas iranianos começaram a abastecer nesta terça-feira, 26, pela primeira vez, o reator da usina nuclear de Bushehr, situada às margens do Golfo Pérsico, informou a televisão estatal PressTV . A central começará a operar assim que as 163 barras de urânio enriquecido forem colocadas no núcleo do reator, segundo a fonte.   A informação foi antecipada na segunda-feira pelo presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Alaedin Boroujerdi, quem definiu a ocasião como "uma grande vitória do Irã" sobre as grandes potências.

"Alemanha, Reino Unido e França se opuseram a transferir aos pesquisadores a tecnologia para (construir) centrífugas. Hoje temos entre 7 mil e 8 mil", destacou Boroujerdi, citado pela agência estatal Irna .

"Apesar das políticas dos EUA e de certos Estados europeus, que impuseram sanções à República Islâmica, seguiremos adiante com nossas políticas. Se eles não constroem uma usina para o Irã, o Irã o fará por si próprio", acrescentou.

Teerã começou a construir a usina nuclear de Bushehr na década de 1970 com ajuda da Alemanha, mas o projeto foi interrompido pela Revolução Islâmica de 1979, que depôs o último Xá da Pérsia, Mohammad Reza Pahlevi. Os trabalhos foram retomados há dez anos, com a colaboração da Rússia, e concluídos em meados deste ano após uma série de atrasos.

Em 21 de agosto, as autoridades nucleares iranianas anunciaram que já tinham dado início aos trabalhos de abastecimento da usina. Uma ataque cibernético, porém, atrasou o início das atividades da usina, que deve operar em breve e transferir energia para o país no início de 2011.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições