MENU

Mundo

Irã marca para fevereiro de 2011 julgamento de americanos

Irã marca para fevereiro de 2011 julgamento de americanos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

A Justiça do Irã marcou para o dia 6 fevereiro de 2011 o julgamento de três montanhistas americanos acusados de espionagem, informou o advogado do grupo, Masud Shafii. Os estrangeiros foram presos em 2009 na fronteira da República Islâmica com o Iraque.

O julgamento, inicialmente previsto para o último dia 6, foi adiado pelas autoridades judiciais iranianas por um problema na convocação de Sarah Shourd, uma das três pessoas acusadas, liberada por razões de saúde após pagamento de fiança, em setembro.

Sarah, de 32 anos, está nos Estados Unidos, mas seus dois companheiros de aventura, Josh Fattal e Shane Bauer, ambos de 28 anos, continuam detidos no Irã.

Shafii disse à agência de notícias France Presse que recebeu a convocação oficial para o julgamento.

- Recebi uma notificação oficial do tribunal para defender meus três clientes, Sarah, Josh e Shane, em uma audiência no dia 6 de fevereiro. As acusações contra eles não mudaram, continuam sendo entrada ilegal' no Irã e espionagem.

Os três americanos foram presos no dia 31 de julho de 2009 em território iraniano, depois que ultrapassaram ilegalmente a fronteira, segundo o governo de Teerã, durante uma excursão pelas montanhas do Curdistão iraquiano.

Os americanos afirmaram que se perderam, mas a Justiça iraniana acusou o trio de espionagem, fato muito criticado pelo governo dos Estados Unidos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições