MENU

Mundo

Irã se nega a discutir suspensão do enriquecimento de urânio

Irã se nega a discutir suspensão do enriquecimento de urânio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O Irã se nega a discutir sobre a suspensão do enriquecimento de urânio durante as atuais conversações em Istambul com o grupo 5+1, disse Abolfazl Zohrevand, adjunto do líder dos negociadores iranianos.

"Não permitiremos em absoluto que as discussões tratem da questão de nossos direitos fundamentais, como o tema de uma suspensão do enriquecimento de urânio", declarou.

"Vamos nos concentrar na cooperação", afirmou o adjunto do negociador Said Jalili.

"As discussões são positivas, porque as duas partes vieram aqui para tomar medidas positivas", completou.   O Irã e o grupo 5+1 (os países do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha) iniciaram nesta sexta conversações que pretendem reduzir a tensão a respeito do polêmico programa nuclear de Teerã.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, intermediária do grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha, além da Alemanha), e o chefe da delegação iraniana iniciaram a reunião pouco depois das 10h locais (6h de Brasília).

As potências ocidentais suspeitam que o Irã deseje produzir armamento nuclear, mas Teerã alega que o programa é exclusivamente civil.

Na véspera, os EUA expressaram seu desejo de que os debates marquem o começo de "um processo sério e concreto".

"Queremos lançar um processo sério e concreto que aborde de maneira profunda os problemas que representa o programa nuclear iraniano", declarou o porta-voz da diplomacia americana, Philip Crowley.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições