MENU

Mundo

Iraquiana espancada em casa nos EUA é enterrada no Iraque

Iraquiana espancada em casa nos EUA é enterrada no Iraque

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Reuters

Shaima Alawadi foi encontrada inconsciente em sua casa. Segundo o marido havia um bilhete de \"volte para seu próprio país\"

Uma mulher de dupla cidadania iraquiana e americana, que foi espancada até a morte em sua casa nos Estados Unidos em um possível caso de crime de ódio, foi enterrada neste sábado no Iraque, onde nasceu.

 

 

Shaima Alawadi foi enterrada em Najaf. Ela tinha cinco filhos e 32 anos de idade

Foto: Reuters

 

Parentes choravam quando o caixão de Shaima Alawadi, uma mãe de cinco filhos de trinta e dois anos de idade, foi levado para o cemitério Vale da Paz, na cidade sagrada xiita de Najaf, a 160 km ao sul da capital Bagdá.

Alawadi foi encontrada inconsciente na sala de jantar de sua casa alugada na Califórnia por sua filha de 17 anos. Ela foi levada ao centro de trauma com diversos ferimentos na cabeça e morreu três dias depois, após serem retirados os aparelhos de suporte.

O assassinato está sendo investigado como um possível crime de ódio, por conta de uma nota de ameaça encontrada próxima a ela, segundo a polícia.

"A mártir (Alawadi) constumava amar tudo, ela não fazia distinção entre religiões", disse o pai de Alawadi, Nabil, à Reuters.

"Seu marido me contou que alguém jogou a nota dizendo \'volte para seu próprio país, você é uma terrorista\'... Quem é o real terrorista, Shaima, ou eles?", disse ele.

O caixão de Alawadi, envolto na bandeira do Iraque, voou para o Iraque neste sábado. Um comboio policial transportou o caixão para o santuário de Imam Ali, figura central do islamismo xiita, onde orações foram feitas a Alawadi, antes de ser enterrada. Algumas pessoas de luto carregando bandeiras pediam por uma ação legal.

"Os motivos por trás do crime são raciais... Apelamos às instituições envolvidas do Iraque, como o Ministério de Direitos Humanos, as comissões parlamentares e ao Ministério de Relações Exteriores que acompanhem o crime e encontrem os criminosos", disse o sobrinho de Alawadi, Haider Kadhim.

Ela vivia em El Cajón, subúrbio de San Diego, que, junto a áreas próximas, abriga entre 50 mil e 60 mil imigrantes e refugiados do Oriente Médio e seus descendentes.

 

 


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições