MENU

Irlanda desativa bomba caseira antes da visita da rainha Elizabeth II

Irlanda desativa bomba caseira antes da visita da rainha Elizabeth II

Atualizado: Terça-feira, 17 Maio de 2011 as 9:58

O Exército irlandês desativou nesta terça-feira (17) uma bomba de fabricação caseira nas redondezas de Dublin, horas antes de a rainha Elizabeth II iniciar uma histórica visita à Irlanda.

Segundo informou um porta-voz do Exército, a bomba estava no compartimento de bagagem de um ônibus na localidade de Maynooth, no condado de Kildare.

A bomba foi encontrada na noite de segunda-feira pela polícia e a equipe antibombas do Exército produziu uma explosão controlada.

Mulher passa diante de pichação contra a visita da rainha Elizabeth II à Irlanda, em Dublin; a sigla CIRA se refere a Continuity Irish Republican Army, um grupo dissidente republicano (Foto: Niall Carson / AP)

  O incidente coincide com as fortes medidas de segurança adotadas no país pela visita da soberana britânica, a primeira de um monarca do Reino Unido desde a independência da Irlanda, em 1921.     Grupos dissidentes do inativo Exército Republicano Irlandês (IRA) se opõem à viagem.

A polícia britânica informou que dissidentes do IRA ameaçaram instalar uma bomba no centro de Londres.

Um porta-voz da Scotland Yard confirmou que a segurança foi reforçada substancialmente na capital britânica após uma ameaça “não específica” no domingo (15).

A presença policial aumentou visivelmente na cidade, e várias ruas em torno da avenida que liga o palácio de Buckingham à Praça Trafalgar foram fechadas ao trânsito.        

veja também