MENU

Mundo

Israel anuncia investigação sobre ação na "frota da liberdade"

Israel anuncia investigação sobre ação na "frota da liberdade"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

Israel informou nesta segunda-feira (7) que investigará por conta própria a operação executada em uma frota de ajuda humanitária para Gaza que terminou com mortes na última semana, após rejeitar a proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) para uma investigação internacional.

Falando ao Parlamento em resposta a um voto de desconfiança apresentado pelos partidos de oposição por causa da operação de 31 de maio, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse que Israel examinaria formas de minimizar o atrito ao impor o bloqueio a Gaza, região atualmente sob o governo do Hamas.

As tropas israelenses mataram a tiros nove turcos durante a operação na frota que seguia para Gaza. Eles afirmaram que estavam respondendo à agressão de manifestantes que portavam facas e porretes.

Neste domingo (6), Israel negou a proposta do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para uma investigação internacional conduzida pelo ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia Geoffrey Palmer, com representantes turcos, israelenses e americanos.

''Nós temos a intenção de fazer uma investigação sobre os acontecimentos'', disse Barak, sem fornecer detalhes sobre o formato da investigação.

Barak afirmou que a investigação se soma a um inquérito militar que busca estabelecer se o bloqueio de quatro anos imposto contra Gaza e sua operação ''cumpriram com os padrões da lei internacional.''

''Tiraremos lições no nível político, e no establishment da segurança,'' disse Barak.

- Desde o ocorrido temos ouvido e lido muito falatório e questões e sem dúvida nos próximos meses deveremos discutir as lições. Talvez formas adicionais de atingir os mesmos objetivos do bloqueio, reduzindo o máximo possível o potencial de atrito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições