MENU

Israel autoriza importação de carros para Gaza pela 1ª vez desde 2007

Israel autoriza importação de carros para Gaza pela 1ª vez desde 2007

Atualizado: Segunda-feira, 20 Setembro de 2010 as 10:51

Israel decidiu autorizar a importação de veículos particulares para a Faixa de Gaza, pela primeira vez desde 2007. Os primeiros veículos cruzarão na manhã de segunda-feira (20) a fronteira de Gaza, no terminal israelense de Erez, indica o comunicado, sem detalhar o número.

"A transferência de veículos para o setor privado palestino é o maior avanço desde a violenta tomada do poder pelo (movimento islamita) Hamas" em Gaza, em junho de 2007, disse o Exército israelense.   Pressionado pela comunidade internacional, Israel abrandou seu embargo à Faixa de Gaza, facilitando a entrada de "bens de uso civil", após o ataque de sua Marinha contra uma flotilha multinacional humanitária em águas internacionais, diante do território palestino, no dia 31 de maio.   A operação deixou nove passageiros turcos mortos, desencadeando vários protestos no mundo.

A partir de então, Israel passou a permitir a entrada em Gaza de materiais de construção, destinados a projetos da comunidade internacional aprovados pela Autoridade Palestina.

Até o momento, Israel aceitava apenas a entrada em pequenas quantidades desses materiais, destinados a projetos supervisionados por organismos internacionais.

O Estado judeu, no entanto, mantém um rígido bloqueio naval para impedir a importação de material de guerra para o território. E entidades de defesa dos direitos humanos afirmam que o bloqueio ainda é rígido demais.

O bloqueio israelense foi imposto em junho de 2006, após o sequestro de um soldado israelense próximo à Faixa de Gaza, e foi reforçado quando o Hamas tomou o poder à força um ano depois.

veja também