MENU

Mundo

Israel diz que condenação da ONU a ataque é hipócrita

Israel diz que condenação da ONU a ataque é hipócrita

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

O governo de Israel tachou de ''hipócrita'' a condenação do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) à ação militar contra embarcações civis que deixou ao menos dez mortos e dezenas de feridos nesta segunda-feira (31). As vítimas faziam parte do grupo de ativistas que tentava furar o bloqueio israelense em Gaza para levar ajuda humanitária à região.

Yigal Palmor, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, disse à agência Efe que a condenação da ONU é precipitada.

- Sequer houve tempo de reflexão para considerar todos os fatos. Esta condenação constitui um gesto automático baseado unicamente em determinadas imagens televisivas e não em um conhecimento dos fatos, além de uma dose impressionante de hipocrisia.

O porta-voz israelense explicou que cerca de 50 passageiros dos navios se identificaram e estão no aeroporto de Ben Gurion, próximo a Tel Aviv, capital do país, à espera de um voo para seus países de origem. Os ativistas que se negaram a dar informações às autoridades foram levados à prisão de Bersheva.

Em relação às reclamações de falta de informação sobre a identidade das pessoas mortas durante o ataque, que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (31), em águas internacionais, Palmor afirma que o maior problema é a intransigência da maioria dos detidos, que se recusam a identificar os corpos.

- Como vamos saber a nacionalidade dos mortos se não temos alguma pessoa para identificá-los? É muito difícil identificar alguém morto, que não pode responder, quando seus amigos se negam a dar qualquer informação.

Palmor acrescentou que os cônsules dos países dos ativistas que se identificaram foram informados e tiveram acesso aos presos. O porta-voz lamentou o efeito que o incidente de ontem terá na imagem exterior de Israel.

- Explicar de forma detalhada tudo o que aconteceu é muito difícil, a imprensa e as pessoas só veem o resultado e não conhecem as circunstâncias. Isso afeta a imagem (do país).

Nesta terça-feira, o Conselho de Segurança da ONU pediu a realização de uma investigação imparcial e dos acontecimentos e condenou os ''atos de força'', mas evitou condenar Israel de forma aberta.

Os membros do Conselho de Segurança negociaram durante quase 13 horas a fórmula para expressar sua preocupação diante da operação militar israelense, que foi criticada com dureza pela comunidade internacional.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições