MENU

Mundo

Israel libera recursos de impostos palestinos congelados

Israel libera recursos de impostos palestinos congelados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

Israel decidiu nesta quarta-feira (30) liberar o dinheiro de impostos palestinos que estava retido desde que a Autoridade Palestina obteve a adesão à Unesco, a agência cultural da ONU, há um mês, informou uma autoridade do governo.

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, sob pressão internacional, decidiu descongelar os fundos, no valor de cerca de US$ 100 milhões por mês, que Israel recolhe em nome da Autoridade Palestina, segundo a autoridade israelense.

O dinheiro, que inclui impostos sobre produtos importados para os territórios palestinos, é vital para o pagamento de salários dos funcionários públicos.

Israel congelou a transferência dos impostos em 1º de novembro, um dia depois de os palestinos ganharem a adesão à Unesco - apesar da objeção de Israel e dos EUA -, como parte de sua campanha para o reconhecimento de um Estado pela ONU, na ausência de negociações de paz.

O primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, disse que a Autoridade Palestina não seria capaz de pagar os salários de cerca de 150 mil trabalhadores este mês se Israel não liberasse o dinheiro.

O funcionário do governo israelense afirmou que o gabinete de Netanyahu decidiu que as receitas fiscais de outubro e novembro seriam entregues à Autoridade Palestina.

As negociações de paz entre israelenses e palestinos estagnaram logo depois de serem retomadas em setembro de 2010 devido a uma disputa sobre a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições