MENU

Mundo

Israelense que postou fotos com detentos diz não entender reações

Israelense que postou fotos com detentos diz não entender reações

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

A soldado israelense que provocou um escândalo ao publicar em seu perfil do Facebook fotos nas quais aparece sorridente ao lado de prisioneiros palestinos algemados e vendados disse, nesta terça-feira (17), que não entende o motivo de tanta revolta. "Não compreendo o que fiz de errado. De minha parte, não houve violência ou menosprezo, não atentei contra ninguém", afirmou Eden Abargil, que já terminou seu serviço obrigatório, em entrevista à radio militar, um dia depois das fotos terem sido exibidas na televisão pública.

Segundo reportagem da rede BBC, mesmo sem admitir ter errado, Abargil pediu desculpas pelas fotos publicadas. "Peço desculpas, não tinha intenção de ofender ninguém". Ela também reclamou da atitude do Exército desde que a história foi divulgada e disse que foi tratada de maneira "nojenta" pelos militares. "Fui uma soldada modelo, estava disposta a morrer pelo Exército, sofria mais de 20 Kassam (foguetes lançados contra o sul de Israel a partir da Faixa de Gaza) por dia e me tratam dessa maneira?", se queixou.

As imagens da soldado vêm acompanhadas da legenda: "o exército, melhor época da minha vida". Nelas, Eden aparece sorrindo, agachada junto a uma fila de prisioneiros palestinos sentados, com as mãos algemadas e os olhos cobertos por vendas.

Em um comunicado, o exército israelense denunciou "o comportamento vergonhoso da soldado", indicando que esta já havia terminado seu serviço militar há um ano. "Não falei com os palestinos; dei a eles de beber e comer, e não disse que estavam sendo fotografados", acrescentou a jovem, explicando que as fotos foram feitas em 2008 em uma base militar israelense "perto de Gaza".

"Fui fotografada ao chegar à minha base, estávamos contentes, queríamos mostrar fotos de nossa experiência no exército aos amigos".

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições