MENU

Israelenses são flagrados com objetos furtados de Auschwitz

Israelenses são flagrados com objetos furtados de Auschwitz

Atualizado: Segunda-feira, 27 Junho de 2011 as 9:19

A polícia deteve dois turistas israelenses no Aeroporto de Cracóvia, no sul da Polônia, quando pretendiam viajar a Israel com objetos do Holocausto furtados do museu do antigo campo de concentração de Auschwitz.

Segundo a rádio pública polonesa, os dois israelenses, um homem de 60 anos e uma mulher de 57, transportavam colheres e tesouras expostas no museu e pertencentes às vítimas do regime nazista em Auschwitz.

A Justiça polonesa determinou que ambos paguem uma multa que será destinada à conservação do museu do antigo campo de concentração.

Essa não foi a primeira vez que o campo polonês foi alvo de furto. Em dezembro de 2009, um grupo roubou o letreiro metálico exposto na entrada do local. O roubo mobilizou toda a Polônia, até que, três dias depois, a polícia localizou os ladrões com colaboração civil.

O museu situado no campo de concentração de Auschwitz é Patrimônio da Humanidade tombado pela Unesco, pois simboliza melhor que qualquer outro lugar a brutalidade do Holocausto realizado pelos nazistas durante as décadas de 1930 e 1940.

veja também