MENU

Mundo

Itália deve aprovar reformas e abrir caminho para saída de Berlusconi

Itália deve aprovar reformas e abrir caminho para saída de Berlusconi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

O Senado da Itália deve aprovar nesta sexta-feira (11) as leis orçamentárias de 2012, com emendas de austeridade pedidas pelos parceiros da União Europeia. A aprovação deve abrir caminho para a anunciada renúncia do premiê Silvio Berlusconi .

O economista Mario Monti, que deve ser escolhido o próximo premiê italiano, chegou ao Parlamento para participar da votação.

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, nomeou Monti senador vitalício na quarta-feira, pavimentando o caminha para sua indicação.

Na quinta, Berlusconi e seu partido, o PDL, manifestaram apoio à indicação de Monti e à convocação de eleições antecipadas .

O Senado deve passar o dia debatendo o pacote e votar ainda nesta sexta. O plano também deve passar com facilidade na Câmara de Deputados no sábado.

Berlusconi, pressionado por conta do agravamento da crise econômica no país e de escândalos, prometeu na terça-feira que vai renunciar assim que as medidas forem aprovadas.

EUA pressionam

O presidente dos EUA, Barack Obama, conversou com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, no fim da quinta-feira, e também telefonou para o presidente italiano, Giorgio Napolitano, para pressionar pela aprovação das medidas e pelo aceleramento da transição italiana..

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, pediu uma ação mais rápida na Europa.

"A crise na Europa continua sendo o desafio central para o crescimento global. É crucial que a Europa se mova mais rapidamente para colocar em vigência um plano para restaurar a estabilidade financeira", disse Geithner em comunicado.

Após meses de confusão e atrasos, Roma parece ter entendido a mensagem após a disparada dos juros pagos em seus títulos de dívida.

O senador Mario Monti, provável futuro premiê da Itália, conversa com homem não identificado em restaurante em Roma nesta quinta-feira (10) (Foto: AP)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições