MENU

Mundo

Itália prende chefão da máfia Camorra

Itália prende chefão da máfia Camorra

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A polícia da Itália prendeu nesta quarta-feira (7) o chefão da máfia Michele Zagaria, um dos fugitivos mais procurados do país e líder do poderoso clã Casalesi, que controlava parte do território ao norte de Nápoles.

Zagaria, de 53 anos, chefão da Camorra ou máfia de Nápoles, estava foragido havia 16 anos, e foi sentenciado à revelia à prisão perpétua por homicídio em 2008.

Ele foi capturado vivendo em um bunker subterrâneo na sua cidade natal de Casapesenna, disse a polícia.

O clã de Zagaria inspirou o best-seller "Gomorra: a história real de um jornalista", escrito por Roberto Saviano e que virou um filme premiado e graficamente violento.

Policiais celebram nesta quarta-feira (7) em Caserta a prisão de Michele Zagaria (Foto: AFP) Saviano vive sob proteção policial.

Raffaele Cantone, ex-magistrado de Nápoles que também passou a viver sob proteção policial em 2003, quando descobriu que Zagaria havia ordenado sua morte, comparou a prisão ao do "chefe dos chefes" da máfia, Bernardo Provenzano, em 2006.

"Com a prisão de Zagaria, o clã Casalesi como o conhecemos cessa de existir, e teremos que ver que forma vai adquirir agora," disse Cantone à Reuters. "É o fim de uma era."

Os Casalesi, ao contrário dos clãs fragmentados dentro da cidade de Nápoles, consolidaram o controle sobre uma ampla área geográfica, e usavam a renda do narcotráfico e da extorsão para investir em vários investimentos legítimos na Itália e no exterior, da coleta de lixo à construção civil.

Zagaria, apelidado capastorta ou "cabeça virada" em uma referência à sua brutalidade, chefiou o clã junto com Antonio Iovine, que foi preso no ano passado.

A ministra do Interior, Annamaria Cancellieri, elogiou a prisão como um "enorme sucesso do Estado, não apenas contra o clã Casalesi, mas contra toda a organização da Camorra."        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições