MENU

Mundo

Japão 'blinda' barcos de pesca na Antártida contra ação de ecologistas

Japão 'blinda' barcos de pesca na Antártida contra ação de ecologistas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

Três embarcações pesqueiras partiram nesta terça-feira (6) do Japão em direção à Antártida , onde darão início à temporada de pesca de baleias. Porém, a campanha foi deste ano adotou severas medidas de segurança devido ao temor de ações de ecologistas, contrários à prática.

Os barcos partiram do porto de Shimonoseki (sudoeste do Japão) com a finalidade de caçar 900 baleias rorqual-comum ( Balaenoptera physalus ), segundo um documento encaminhado pelo governo nipônico à Comissão Baleeira Internacional (CBI).

Se trata de uma operação pesqueira que o Japão organiza todos os anos na região em nome da Investigação Científica, uma prática tolerada pela CBI, que em troca proíbe toda a pesca com fins comerciais. Porém, as autoridades nipônicas não escondem que os cetáceos mortos são comercializados no país. Durante as sete últimas campanhas na Antártida, os navios baleeiros foram abordados por embarcações de ecologistas, enviados pela organização Sea Shepherd, com sede nos Estados Unidos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições