MENU

Japão detecta excesso de radiação em leite e espinafre

Japão detecta excesso de radiação em leite e espinafre

Atualizado: Sábado, 19 Março de 2011 as 10:08

Excesso de radiação foi encontrado neste sábado (19) em leite e espinafre coletados nas cidades de Fukushima e Ibaraki, no Japão. Segundo o porta-voz do governo, Yukio Edano, a radiação estava acima dos padrões regulamentados no país, mas não constitue um risco à saúde humana.

Edano disse que o governo foi informado na sexta-feira (18) que altos níveis de radiação foram detectados em leites de vacas em uma fazenda na cidade de Fukushima, segundo informou a rede de televisão “NHK”. O porta-voz ainda divulgou que, neste sábado (19), o governo recebeu a informação de que seis amostras de espinafre testadas em um instituto de pesquisa na cidade de Ibaraki continham níveis mais altos de radiação do que o padrão oficial.

Segundo a “NHK”, na manhã deste sábado (19), o ministro da Saúde do Japão pediu que Ibaraki identifique onde essas amostras de espinafre foram retiradas e qual é sua rota de distribuição. Também foi pedido à prefeitura que tome medidas no âmbito da Lei de Higiene Alimentar, se for necessário, incluindo a proibição de vendas.

veja também