MENU

Mundo

Japão distribui 230 mil unidades de iodo em abrigos próximos a usinas

Japão distribui 230 mil unidades de iodo em abrigos próximos a usinas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

O Japão forneceu 230 mil unidades de iodo estável para abrigos de pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas por conta do terremoto seguido de tsunami do dia 11, como medida cautelar na emergência nuclear vivida no país, informou nesta segunda-feira (14) a agência de fiscalização atômica da ONU.

Citando informações recebidas das autoridades japonesas, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que cerca de 185 mil moradores em áreas próximas às usinas nucleares afetadas pelo terremoto da sexta-feira haviam sido retirados de suas casas até 13 de março.

O iodo pode ser usado para ajudar a proteger contra câncer de tireoide no caso de exposição radiativa em um acidente nuclear.

"O Japão distribuiu 230 mil unidades de iodo estável para abrigos da região em volta das usinas nucleares de Fukushima Daiichi e Fukushima Daini, segundo autoridades", disse a AIEA em sua página no Facebook.     "O iodo ainda não foi ministrado às pessoas dos abrigos; a distribuição é uma medida de precaução, para o caso de ser considerada necessária a prescrição de iodo", disse a agência.

O complexo nuclear de Fukushima, 240 quilômetros ao norte de Tóquio, já sofreu explosões em dois de seus três reatores no sábado e na segunda-feira, enviando uma nuvem imensa de fumaça para fora da usina.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições