MENU

Mundo

Japão encontra ração de gado contaminada com césio

Japão encontra ração de gado contaminada com césio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

O Japão detectou césio radioativo em ração usada para alimentar gado em uma fazenda de Asakawa, a 65 km da usina nuclear de Fukushima, informaram as autoridades à rede “NHK” nesta sexta-feira (15).

Durante esta semana, foi detectada carne contaminada procedente de uma fazenda de Minamisoma, a 25 km da central, onde os animais eram alimentados com forragem que continha altos níveis deste isótopo radioativo.

A ração contaminada em Asakawa continha 97 mil becquerels de césio por quilo, 73 vezes acima do limite máximo estabelecido pelo governo, e procedia de sete fazendas de Shirakawa, 80 km da usina, informou a emissora de televisão nacional.

A forragem permaneceu embalada no exterior por pelo menos quatro dias depois de o terremoto e o tsunami de 11 de março terem provocado na central de Fukushima Daiichi o pior acidente nuclear em 25 anos.

A fazenda de Asakawa, que comprou a ração e alimentou seu rebanho, distribuiu desde então 42 vacas a processadores nas cidades de Tóquio, Chiba, Sendai e Yokohama, embora o consumo de sua carne não tenha sido confirmado.

O governo japonês mandou a fazenda interromper a distribuição de gado e solicitou às autoridades dos quatro municípios que rastreiem a carne desses animais.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições