MENU

Mundo

Japão pede ajuda aos EUA para controlar usinas nucleares

Japão pede ajuda aos EUA para controlar usinas nucleares

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

O Japão pediu formalmente aos Estados Unidos ajuda para controlar suas usinas nucleares, que sofreram com a violência do terremoto seguido de tsunami, informou a Comissão Reguladora Nuclear americana (NRC).

"O governo japonês pediu oficialmente ajuda aos Estados Unidos", indicou a NRC. "A NRC estuda a resposta que dará a este pedido e que compreende o aconselhamento técnico", acrescentou.

Antes, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, anunciou que o Japão pediu oficialmente a esse organismo da ONU que envie uma equipe de especialistas para ajudar na atual crise nuclear.

"Hoje, o governo do Japão pediu à agência que enviemos missões de especialistas. Estamos discutindo os detalhes com o Japão", afirmou Amano aos representantes dos Estados membros durante uma reunião de informação técnica a portas fechadas na sede da AIEA, em Viena.

A AIEA fez uma oferta formal ao governo japonês imediatamente depois do terremoto e tsunami de sexta-feira passada, que provocaram graves danos à usina nuclear de Fukushima, 1.250 quilômetros a nordeste de Tóquio.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições