MENU

Mundo

Japão pode reduzir metas de emissão de gases de efeito estufa

Japão pode reduzir metas de emissão de gases de efeito estufa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

O Japão pode reduzir sua meta na projeção de redução de 25% nas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2020 se todos os grandes países emissores não chegarem a um acordo dobre o ambicioso pacto climático global, afirmou o ministro do Meio Ambiente nesta sexta-feira, 23 de outubro.

"A possibilidade não é zero", disse Sakihuto Ozawa à Reuters em entrevista, mas preferiu não comentar qual outra meta o Japão tem em mente. "Como ministro do Meio Ambiente, eu quero seguir com o compromisso, mas o governo o anunciou com uma pré-condição no encontro climático das Nações Unidas, então logicamente pode mudar".

O governo japonês prometeu metas de redução de emissão, com base nos níveis de 1990, quanto tomou posse no mês passado, visando ter um papel maior nas negociações climáticas apoiadas pela ONU em Copenhague em dezembro.

Mas afirmou que a meta é vinculada a um acordo sobre ambiciosos objetivos globais sendo feitos pelos países emissores, incluindo China e Estados Unidos.

Ozawa disse que o Japão está preparado para oferecer novos fundos substanciais para os países em desenvolvimento para ajudá-los a combater as mudanças climáticas, mas colocou que pode ser difícil apresentar detalhes sobre sua nova iniciativa de fundos até a sessão de negociação da ONU no início de novembro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições